segunda-feira, 11 de junho de 2012

II FACEBOOKADA DA SAÚDE COLETIVA/UFRJ


Olá pessoal, hoje à noite (11/06) das 20h às 21h50min fizemos nossa segunda facebookada, acho que foi um espaço bem produtivo, apesar do esvaziamento.
Os estudantes que participaram da atividade: Carolyne (SC5), João Roberto (SC5), Larissa Oliveira (SC5), Ariane (SC7), Hannah (SC7), Gisele (SC5), Sidclei (SC3), Norberto (SC7), Monique Darling (SC5)

Não fizemos uma apresentação sobre o I ENESC, pois no dia anterior foi enviado um pequeno resumo sobre.
Iniciamos falando que o objetivo de nos reunirmos era para discutir sobre o II ENESC. Comunicamos a data e o local em que o evento será realizado. Porto Alegre: 10 a 14 de novembro de 2012

A discussão iniciou com controle de frequência, que durou mais ou menos 30 minutos. Foi o assunto que gerou mais polêmica durante a facebookada. Comuniquei que a comissão local tinha sugerido portfólio. Sugestão que por sinal foi vencida.
Proposta: relatório de duas páginas para ser entregue no final do II ENESC como forma de controle de frequência


A comissão local está pensando em realizar espaços de vivências para unir teoria com prática, espaços como: quilombolas, CAPS, HC, Ed. Popular...

Solicitar a Coordenação do curso a liberação dos graduandos para o ENESC e ABRASCÃO. Alguns alunos problematizaram essa solicitação, pois estamos em greve. Futuramente teremos a Semana de Saúde Coletiva e mais esses 8 dias sem aulas poderá atrapalhar o calendário acadêmico. CASCo: Deliberar um estudante para ficar responsável por essa atividade


Articulação com a ABRASCO: isenção da taxa de inscrição ou inserção dos graduandos como associados. Carol conversar com os representantes da CONESC, para saber a que pé anda essa articulação.


O alojamento para o encontro nacional está garantindo. Já para o ABRASCÃO estão articulando, porém não tem nada certo ainda.

Dificuldade que o CASCo está tendo em relação as estratégias para mobilizar os estudantes. Proposta: Num primeiro momento, fazer busca ativa para saber quem tem interesse em ir. Já com os que não mostrarem interesse falar da importância, criar espaços para que esse aluno se sinta estimulado.
Responsável por essa atribuição: COMISSÃO DE EVENTOS DO CA


Pensar em eixos temáticos a partir de “Saúde enquanto Movimento Social”.
Proposta: Carol pedir sugestões por e-mail.


Tenda do escambo: levar coisas regionais e fazer trocas. Sugestões: decorarmos essa tenda com fotos nossas, poesias, personagens históricos de cada estado; CD´s com músicas regionais ou ao menos artistas conhecidos só naquela determinada região (se levarmos samba, levar artistas que só nos conhecemos, nada de Zeca pagodinho e Arlindo cruz que isso toca todo dia na novela); Funk (mtos só tocam aqui msm rs); vocabulário de linguagem regional, levar doces e/ou comidas que não estraguem facilmente, vestuário.

Marcha dos estudantes de Saúde Coletiva em Defesa do SUS. Sugestões: pauta contra OSS, contra EBSERH, contra privatização de todos os tipos, contra a precarização da saúde, a favor da aprovação da profissão de sanitarista da graduação em saúde coletiva.
Outra sugestão é todos vestidos de PRETO, em luto pela Saúde Pública. A ideia é finalizar a marcha com um protesto silencioso, porém chocante. Por isso, além de cartazes e panfletos, achamos que seria impactante visualmente se todos deitássemos por alguns momentos, formando um tapete humano. Evidenciado ainda mais o movimento. Imagem centenas de estudantes de preto, deitados no chão em frente (local a ser definido). E entre nós, escrito no chão, em branco: “SOS SUS”.

Extra: Ter um espaço de mostra sobre os avanços e desafios do SUS (os trabalhos seriam submetidos e aprovados pela Comissão Local). Pensamos em algo tipo a Mostra VERSUS. Escolha somente de alguns trabalhos a serem apresentados, contemplando as 5 regiões do Brasil e os demais trabalhos aprovados serem mostrados no painel ou data-show ou computadores em algum momento do Encontro.


Nenhum comentário:

Postar um comentário