segunda-feira, 11 de junho de 2012

Contribuição GT do PPP

Galera! Aqui estão as contribuições do Grupo PPP que serão encaminhadas como produto:

Temas relevantes

- Tornar a proposta pedagógica do PPP mais concisa e clara.

- Reavaliar os itens Habilidades e Competências e Perfil do Egresso e verificar a possibilidade de torná-los mais sucintos e objetivos. Avaliar a pertinência de formular um conjunto de habilidades, competências e objetivos para cada semestre.

- Avaliar a pertinência de tornar semestral o ingresso no curso, com 20/25 estudantes por semestre.

- Reavaliar a presença e ausência dos pré-requisitos na grade curricular.

- Tornar as ementas mais concisas, no sentido de mencionar o fundamental e cabível. Ementas muito descritivas podem dificultar a atualização das disciplinas conforme as necessidades de cada época. O detalhamento de temas poderá ser feito nos conteúdos programáticos. Uma sugestão específica para aumentar a flexibilidade de reorganização de ementas e conteúdos seria nomear as disciplinas com um mesmo título, modificando-se seu número de seqüência, a exemplo do que ocorre com disciplinas da Bioética (Bioética I, II, III etc).

- Reavaliar a quantidade de disciplinas eletivas e implementar as eletivas de livre escolha. A falta destas últimas é uma lacuna significativamente prejudicial aos alunos.

- Repensar a formulação das disciplinas, tanto teóricas quanto práticas, de maneira a favorecer a sua integração inter-áreas e intra-áreas.

- Oficializar no PPP o processo de avaliação semestral das disciplinas e do curso como instrumento importante para o amadurecimento do curso. Rever, juntamente com as TAEs, o método e os instrumentos de avaliação em vigor. Prever mecanismos para informar professores e estudantes sobre os resultados das avaliações.

- Reavaliar o tempo máximo de conclusão do curso a fim de aumentar o tempo de integralização do curso.

- Designar um docente do IESC para trabalhar conjuntamente com os professores das chamadas “disciplinas biológicas”, que são ministradas por docentes de outras faculdades e institutos. O professor do IESC ofereceria informações sobre as necessidades do graduando e acompanharia o desenvolvimento dessas disciplinas de forma a potencializar sua integração com o campo da Saúde Coletiva.

Sobre à condução do processo de revisão do PPP

O grupo entendeu que a primeira providência deverá ser incorporar as discussões do grupo de trabalho sobre as AISC. O grupo também concluiu que uma revisão desta envergadura deverá ser implementada de forma participativa, envolvendo todo o corpo social do IESC, além de contar com profissionais da área de educação e de Saúde Coletiva externos ao Instituto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário