domingo, 6 de abril de 2014

Texto de um companheiro de graduação da UnB

REFLETINDO SOBRE UMA TAL DE ”SAÚDE COLETIVA”
Chegando ao final de uma jornada chamada graduação e refletindo sobre a tal da Saúde Coletiva, a típica pergunta que sempre nos fazem surgiu: “O que é Saúde Coletiva?”
E então cheguei a uma conclusão. Saúde coletiva não se explica, não se conceitua, não se define, Saúde Coletiva simplesmente se vive.
Não vemos uma criança ou jovem falando que nasceu para fazer Saúde Coletiva, como se costumam dizer a respeito de determinadas áreas de atuação profissional da atualidade. Ora, claro que ninguém nasce para fazer Saúde Coletiva, pois a Saúde Coletiva vive para nós, a Saúde Coletiva somos nós. Saúde Coletiva, não é uma área que almeja e luta apenas para promover a saúde à sociedade, a Saúde Coletiva representa a diversidade da qual se constitui o mundo do homem, nos mostrando todos os dias que nosso mundo é um mundo feito de diferenças. Não importa a condição socioeconômica, a orientação sexual, a aparência, a cultura, a religião, a língua, o lado político, as crenças, os ideais, não importa a diferença que exista, todos nós, por mais diferentes que possamos ser, sempre teremos uma coisa em comum, todos nós somos SERES HUMANOS, que juntos refletem um COLETIVO de diferenças. Por isso, independente de nossas diferenças, devemos ser tratados e tratar os outros como SERES HUMANOS, e enxergar o outro, não pelas suas diferenças, mas sim o enxergar simplesmente como um ser humano igual a você.
Nosso futuro, não sabemos. Muitos podem não atuar especificamente na área de atuação da Saúde Coletiva, enquanto profissional, mas independente disso, a Saúde Coletiva nos deixará um ensinamento que acredito que seja o mais simples, mas o mais essencial para conseguir sobreviver em um mundo caótico, onde as diferenças e a pluralidade são usadas como armas da guerra entre os homens. O ensinamento, de simplesmente, ser “HUMANO”.
Portanto, HUMANIZE seu mundo, HUMANIZE nosso mundo, você faz parte dele.
E quando mais uma vez uma pessoa te perguntar “O que é Saúde Coletiva?” Apenas responda, olhe em sua volta e você saberá o que é Saúde Coletiva.
Ass.
Um “SER HUMANO”

Nenhum comentário:

Postar um comentário