segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Texto da CONESC parabenizando os formandos da UFAC


A graduação em Saúde Coletiva não começa com as primeiras matrículas e nem termina com as primeiras formaturas, mas faz parte de uma nova conquista!

No Brasil, a Saúde Coletiva, como graduação, se enraíza em sonhos, esforços e avanços implicados na construção de um sistema de saúde universal, igualitário e que atenda com máxima qualidade e resolutividade às necessidades sociais e aos desejos nacionais em saúde. Ela nasce da vontade de construir uma nova sociedade e de consolidar a saúde como direito social. Nasce da urgência de termos uma graduação orientada pelas necessidades e pelos determinantes sociais em saúde, primando pela responsabilidade e compromisso com o desenvolvimento de ações públicas dirigidas à população, pela renovação da formação de trabalhadores em saúde e pela nucleação profissional de um conjunto de conhecimentos e práticas amplamente consolidados em nosso país, ainda que antes referidos apenas ao âmbito da pós-graduação.

A Coordenação Nacional dos Estudantes de Saúde Coletiva (CONESC) e a coordenação do Fórum de Graduação em Saúde Coletiva, da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO), parabenizam osformandos do Bacharelado em Saúde Coletiva da Universidade Federaldo Acre que colou grau em 02 de Agosto de 2012. A partir de agora,essa passa a ser uma data histórica, pois inaugura (pela regiãoNorte!) a primeira leva de formaturas que envolverá diversos cursosabertos no país. Em breve, em outubro, e, depois, em dezembro seseguem formaturas em importantes universidades brasileiras

Essesestudantes, sabemos, terminam o ciclo de formação no nível dobacharelado para impulsionar o fortalecimento do Sistema Único deSaúde, os movimentos de construção da democracia em saúde e aatuação profissional comprometida com o interesse público nagarantia do direito à saúde para todos os brasileiros ebrasileiras.

Parabéns formandos da UFAC! Bem vindos colegas de formatura em 2012!


Att.

CoordenaçãoNacional dos Estudantes de Saúde Coletiva

Fórum de Graduação em Saúde Coletiva / ABRASCO


Brasil,05 de Agosto de 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário