sexta-feira, 30 de setembro de 2011

ATA DA REUNIÃO DA COMISSÃO DE GRADUAÇÃO EM SAÚDE COLETIVA DO INSTITUTO DE ESTUDOS EM SAÚDE COLETIVA - IESC - PRESIDIDA PELA DIRETORA DESTA GRADUAÇÃO, PROFA. JACQUELINE FERNANDES DE CINTRA SANTOS, DIA 13/09/2011, ÀS 09:00h, NA SALA DE REUNIÕES DA PÓS-GRADUAÇÃO DO IESC, ILHA DA CIDADE UNIVERSITÁRIA, RIO DE JANEIRO.

Compareceram à sessão os seguintes congregados: Profa. Jacqueline Fernandes de Cintra Santos (Diretora-Adjunta de Graduação), Profa. Márcia Aparecida Ribeiro (Representante da Área de Saúde Ambiental e do Trabalhador), Profa. Mirian Ventura (Representante da Área de Bioética), Profa. Regina Ferro do Lago (Representante da Área de Políticas e Planejamento em Saúde), Profa. Jaqueline Ferreira (Representante da Área de Ciências Sociais e Humanas em Saúde), Flávia Umbelino Nemer (Representante das Técnicas em Assuntos Educacionais), Bianca Borges e Ariane Abreu (Representantes Discentes).

Também compareceram à sessão os seguintes membros do corpo social: Profa. Rachel Aisengart, Roberto Unger (bibliotecário-chefe do IESC).

A presidente da Comissão de Graduação Profa. Jacqueline Fernandes de Cintra Santos iniciou a sessão, submetendo a plenária a Ordem do Dia:

Pauta:

1) Inscrição das disciplinas aprovadas na reorganização do Projeto Político Pedagógico (PPP);
2) Organização das Atividades Integradas em Saúde Coletiva (AISCs) 7 e8;
3) Organização dos Projetos de Iniciação Científica (PINCs) do IESC;
4) Oferta de disciplinas eletivas para 2012 e;
5) Encaminhamento de proposta para organização das AISCs.

Em relação ao primeiro ponto de pauta ficou acordado que o professor que tiver disponibilidade já pode ofertar as disciplinas aprovadas no PPP. No segundo ponto de pauta ficou decidido que a AISC 8 deverá organizada em breve. A AISC 7 já está em processo de elaboração com atividades previstas para ocorrerem no Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro - COMPERJ (Cachoeira de Macacu/ Guapimirim/ Monjolos - no município de São Gonçalo). Sobre este assunto, a Profa. Lúcia Abelha lembrou que é necessário organizar questões como hospedagem, alimentação e transporte para a inclusão dos alunos nesta atividade prática, junto à PR1, a profa. Jacqueline informou que está aguardando o retorno da greve para providenciar os tramites. A Comissão de Graduação acordou que os alunos ficarão inseridos nesta atividade num período de aproximadamente 12 (doze) semanas (abril/maio/junho - 2012) das terças às sextas-feiras, já que, às segundas-feiras serão ministradas disciplinas teóricas no IESC. No terceiro ponto de pauta a Comissão de Graduação deliberou que a partir do próximo semestre a disciplina eletiva “Projeto de Iniciação Científica” já poderá ser ofertada (os alunos que cursarem esta disciplina obterão 30h da carga horária - de disciplinas eletivas - e nota de avaliação). No quarto ponto de pauta foi aprovado o encaminhamento à próxima reunião da Congregação do IESC da proposta de oferta da disciplina eletiva “Iniciação à Comunicação Científica” (disponibilizada pelo Instituto de Bioquímica do Centro de Ciências da Saúde – CCS). E em relação ao quinto e último ponto de pauta ficou decidido que as AISCs continuarão sendo organizadas individualmente. No final da reunião a Profa. Lúcia Abelha propôs a seguinte mudança: tornar obrigatória a disciplina eletiva de Saúde Mental – justificando para isso que, por esta ser uma importante área da saúde, os ganhos oriundos desta mudança trariam importantes benefícios à formação dos alunos. A professora Jacqueline ressaltou a possibilidade da mudança sem prejuízos para o PPP, pois a disciplina de Economia da saúde, desde a reformatação do PPP já havia solicitado a mudança para disciplina eletiva, sendo possível assim, a troca. A Comissão de Graduação deixou, então, pautada esta discussão para a próxima reunião.

Nenhum comentário:

Postar um comentário