segunda-feira, 30 de abril de 2012

Seminário de Estatuto do IESC

Olá, pessoal.
Como tod@s sabem, na quinta, dia 26, teve um seminário para discussão do antigo problema do estatuto do IESC. Como discentes estávamos eu (SC5) e Laís (SC7). A questão, para quem está por fora, é que Estatuto do IESC foi aprovado pelo CONSUNI, porém com 2 destaques: a Paridade dos representantes na Congregação, que já foi superada (hj a congregação funciona com 70% para docentes e 30% para discentes e funcionários), mas nunca foi comunicado ao CONSUNI e o Artigo 34: Áreas temáticas conflituando com Departamento, segundo o art 31 do Estatuto da UFRJ. Por conta desses destaques, o estatuto não foi publicado desde 2006.
Havia sido montada uma comissão numa congregação antiga(Prof. Miriam Ventura e Funcionários Jonson e Diego) para revisar o processo. Essa comissão já trouxe um resumo do caso e apresentou, o que facilitou bastante. As discussões pós-apresentação foram basicamente sobre a possibilidade de nos adequarmos à obrigatoriedade de ter departamentos. Por um lado há um reconhecimento de que a não organização em departamentos é um avanço na tentativa de não criar estruturas excessivamente burocraticas, de não faer um recorte do conhecimento (......). Porém, há tb uma questão colocada principalmente por Armando de que a inexistência de uma descentralização administrativa faz com que bata tudo na direção e inviabilize o processo de trabalho tranquilo e tal. Sobre isso tb foram colocadas outras questões, como nós que lembramos que independente de qual for à célula mínima (área, dep., programa...), temos que ter claros quais as tarefas, responsabilidades, objetivos (..) de cada, para que problemas não ocorram futuramente, como a questão da expressão de cada um nos currículos ou a briga por vagas. 

Encaminhamentos que serão levados para a próxima congregação, dia 08/05 :
1. O IESC enviará uma petição de publicação ao CONSUNI, para que o estatuto seja publicado com veto nos artigos. Se não rolar, irá Atender as exigências do CONSUNI. 
2. Verificar estatutos de outras unidades, pois há unidades que t nao tem departamentos. A idéia é ver como funcionam. Nós já conseguimos o estatuto do ICB e mandamos para a direção.
3. Conversar com conselheiros da CLN-CONSUNI 
4. Articulação para que a Estatuinte insira outras formas de organização da menor unidade administrativa
5. Indicar um membro do IESC para acompanhar a discussão da Estatuinte

Nenhum comentário:

Postar um comentário