segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Relatoria da reunião virtual sobre ENESC 31/07

A reunião virtual do dia 31 de julho de 2013 iniciou-se às 22:40 com os seguintes presentes: Monique Darling, Larissa Oliveira, Bárbara Bulhões, Carolyne Cosme, João Roberto Cavalcante.
O ponto único da reunião era para dar encaminhamento ao pedido da coENESC que pedia confirmação do posicionamento da UFRJ em relação ao tema do Encontro Nacional e seus eixos. Três propostas foram feitas: 1ª- da comissão local: Movimento Estudantil; 2ª- da C0NESC: “Saúde Coletiva e movimento estudantil: o que eu tenho a ver com isso?”; e 3ª- da UFRJ “(Re)construção do movimento de base e de saúde coletiva. A sugestão de um tema que englobe todos os sugeridos e eixos de discussão foi outro encaminhamento da coENESC.
Os participantes da discussão demonstraram gosto pelos três temas sugeridos, mas gostariam de incluir questões sobre mobilização social e sobre a saúde que queremos. Todos concordaram que os temas sugeridos se entrecruzavam e ficou entendido que era necessário um tema chamativo que englobasse todos os anseios dos que foram sugeridos, englobando também as discussões de movimento social da saúde que queremos.
Depois de muitas argumentações os seguintes temas foram propostos:
“Efervescência estudantil: das mobilizações à saúde que queremos''
Ou
“Movimento estudantil: das mobilizações à saúde que queremos”
Sobre os eixos temáticos, a UFRJ já havia feito algumas sugestões que foram melhor elaboradas nessa reunião. Os três eixos são: Movimento estudantil - Vida profissional - Políticas de saúde. Dentro deles propomos os seguintes temas:
·         A saúde que queremos;
·         As mobilizações;
·         Movimento estudantil no Brasil e América latina;
·         Conjuntura atual;
·         Protagonismo estudantil para o SUS;
·         As transformações sociais e ambientais no Brasil;
·         Participação política para o movimento estudantil e mobilizações;
·         Identidade profissional.


A reunião foi encerrada às 23:40

Nenhum comentário:

Postar um comentário