Galera! Aqui estão as contribuições do Grupo PPP que serão encaminhadas
como produto:
Temas relevantes
- Tornar a proposta pedagógica do PPP mais concisa e clara.
- Reavaliar os itens Habilidades e Competências e Perfil do Egresso e verificar a possibilidade de torná-los mais sucintos e objetivos. Avaliar a pertinência de formular um conjunto de habilidades, competências e objetivos para cada semestre.
- Avaliar a pertinência de tornar semestral o ingresso no curso, com 20/25 estudantes por semestre.
- Reavaliar a presença e ausência dos pré-requisitos na grade curricular.
- Tornar as ementas mais concisas, no sentido de mencionar o fundamental e cabível. Ementas muito descritivas podem dificultar a atualização das disciplinas conforme as necessidades de cada época. O detalhamento de temas poderá ser feito nos conteúdos programáticos. Uma sugestão específica para aumentar a flexibilidade de reorganização de ementas e conteúdos seria nomear as disciplinas com um mesmo título, modificando-se seu número de seqüência, a exemplo do que ocorre com disciplinas da Bioética (Bioética I, II, III etc).
- Reavaliar a quantidade de disciplinas eletivas e implementar as eletivas de livre escolha. A falta destas últimas é uma lacuna significativamente prejudicial aos alunos.
- Repensar a formulação das disciplinas, tanto teóricas quanto práticas, de maneira a favorecer a sua integração inter-áreas e intra-áreas.
- Oficializar no PPP o processo de avaliação semestral das disciplinas e do curso como instrumento importante para o amadurecimento do curso. Rever, juntamente com as TAEs, o método e os instrumentos de avaliação em vigor. Prever mecanismos para informar professores e estudantes sobre os resultados das avaliações.
- Reavaliar o tempo máximo de conclusão do curso a fim de aumentar o tempo de integralização do curso.
- Designar um docente do IESC para trabalhar conjuntamente com os professores das chamadas “disciplinas biológicas”, que são ministradas por docentes de outras faculdades e institutos. O professor do IESC ofereceria informações sobre as necessidades do graduando e acompanharia o desenvolvimento dessas disciplinas de forma a potencializar sua integração com o campo da Saúde Coletiva.
Sobre à condução do processo de revisão do PPP
O grupo entendeu que a primeira providência deverá ser incorporar as discussões do grupo de trabalho sobre as AISC. O grupo também concluiu que uma revisão desta envergadura deverá ser implementada de forma participativa, envolvendo todo o corpo social do IESC, além de contar com profissionais da área de educação e de Saúde Coletiva externos ao Instituto.
Temas relevantes
- Tornar a proposta pedagógica do PPP mais concisa e clara.
- Reavaliar os itens Habilidades e Competências e Perfil do Egresso e verificar a possibilidade de torná-los mais sucintos e objetivos. Avaliar a pertinência de formular um conjunto de habilidades, competências e objetivos para cada semestre.
- Avaliar a pertinência de tornar semestral o ingresso no curso, com 20/25 estudantes por semestre.
- Reavaliar a presença e ausência dos pré-requisitos na grade curricular.
- Tornar as ementas mais concisas, no sentido de mencionar o fundamental e cabível. Ementas muito descritivas podem dificultar a atualização das disciplinas conforme as necessidades de cada época. O detalhamento de temas poderá ser feito nos conteúdos programáticos. Uma sugestão específica para aumentar a flexibilidade de reorganização de ementas e conteúdos seria nomear as disciplinas com um mesmo título, modificando-se seu número de seqüência, a exemplo do que ocorre com disciplinas da Bioética (Bioética I, II, III etc).
- Reavaliar a quantidade de disciplinas eletivas e implementar as eletivas de livre escolha. A falta destas últimas é uma lacuna significativamente prejudicial aos alunos.
- Repensar a formulação das disciplinas, tanto teóricas quanto práticas, de maneira a favorecer a sua integração inter-áreas e intra-áreas.
- Oficializar no PPP o processo de avaliação semestral das disciplinas e do curso como instrumento importante para o amadurecimento do curso. Rever, juntamente com as TAEs, o método e os instrumentos de avaliação em vigor. Prever mecanismos para informar professores e estudantes sobre os resultados das avaliações.
- Reavaliar o tempo máximo de conclusão do curso a fim de aumentar o tempo de integralização do curso.
- Designar um docente do IESC para trabalhar conjuntamente com os professores das chamadas “disciplinas biológicas”, que são ministradas por docentes de outras faculdades e institutos. O professor do IESC ofereceria informações sobre as necessidades do graduando e acompanharia o desenvolvimento dessas disciplinas de forma a potencializar sua integração com o campo da Saúde Coletiva.
Sobre à condução do processo de revisão do PPP
O grupo entendeu que a primeira providência deverá ser incorporar as discussões do grupo de trabalho sobre as AISC. O grupo também concluiu que uma revisão desta envergadura deverá ser implementada de forma participativa, envolvendo todo o corpo social do IESC, além de contar com profissionais da área de educação e de Saúde Coletiva externos ao Instituto.
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