O nosso Hospital Universitário semana passada passou por um processo de certificação. A certificação do HU enquanto Hospital de Ensino é um processo avaliativo que ocorre a cada 2 anos, e certifica os hospitais em conformidade com os critérios estabelecidos na portaria interministerial 2400 de 2007. Os hospitais que forem certificados receberão repasse dos recursos; e, basicamente, a medida aplica uma punição ao hospital que "vai mal", deixando de repassar os recursos para os mesmos. Esse processo de certificação envolve a participação de toda a comunidade relacionada com o hospital de ensino. Recentemente, nós graduandos fomos procurados pela direção do HUCFF com o objetivo de colher as demandas estudantis quanto aos problemas do HU.
Tiramos alguns posicionamentos, indicando problemas a serem resolvidos e os encaminhamos tais propostas à direção do HUCFF, buscando melhorias concretas e permanentes.
Na última sexta-feira dia 17 de junho nossas colegas Ana Clara (SC5) e Beatriz (SC5) participaram desse processo representando a Saúde Coletiva.
abaixo a relatoria
Relatoria da Reunião com os Estudantes
Processo de Certificação do HUCFF
Data: 17 de Junho de 2011
Pontos levantados pelos estudantes:
• Estudantes como mão-de-obra barata no hospital ou, nos caso de alguns cursos – como a fisioterapia – nem mão-de-obra são já que o HUCFF não possui campo de estágio para eles;
• Problemas com preceptoria: os alunos não são bem acompanhados\orientados por seus preceptores;
• Problemas de infra-estrutura do hospital: os estudantes e até mesmo os profissionais que trabalham no HUCFF não possuem materiais e estrutura física adequada para realizar suas atividades;
• Foram citados os profissionais extra-quadros como um problema do hospital já que tais profissionais são bons e qualificados mas não possuem motivação alguma para trabalhar devido ao fraco vínculo empregatício e aos baixos salários;
• Falta de financiamento para o HUCFF: um hospital grande e que é referência em tantos setores não possui financiamento suficiente para dar suporte ao ensino e à assistência à saúde de maneira satisfatória;
• Falta de concursos públicos para o HUCFF. O hospital passa por sérios problemas com a falta de recursos humanos e mesmo assim não são realizados concursos públicos e, quando realizados, os profissionais não são convocados para ocupar suas vagas.
Fala dos Certificadores:
A Certificação não possui caráter punitivo, ou seja, a intenção dessa comissão é verificar as atuais condições do hospital e indicar o que pode ser melhorado em relação à sua gestão e ao que o Ministério da Saúde e da Educação podem auxiliar para tal melhoria. As demandas levadas pelos estudantes serão avaliadas e eles verão o que pode ser feito em relação às mesmas.
Obs.: A Comissão Certificadora se constituía de três integrantes: um do Ministério da Saúde e dois do MEC. Vale ressaltar que eles ficaram surpresos e felizes com a qualidade da reunião e dos estudantes que esta universidade forma.
abraSUS CASCo
Nenhum comentário:
Postar um comentário